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Escolas Maranhenses receberão o prêmio "Construindo a
Nação", na Fiema
Publicação: 16/01/2013
19:05
O Prêmio "Construindo a Nação", foi instituído com o objetivo de destacar, valorizar e mostrar como
exemplo, criando referências, as ações que as escolas públicas e privadas,
inicialmente do ensino médio e agora com a participação do ensino fundamental,
técnico e EJA, realizam com a presença ativa de seus alunos no diagnóstico e
ações práticas de solução para problemas das comunidades onde as escolas estão
situadas.
Em
2012, foi realizado a 11ª edição do Prêmio, que trouxe como novidade a
participação de escolas em mais de um segmento. A No Maranhão foram inscritos 46
projetos de escolas da capital e do interior, sendo que deste total 12 foram
classificados e serão premiados nesta quinta-feira (17), as 9h da manhã, no
auditório Alberto Abdalla, localizado na sede da Fiema, no elevado Cohama. A
ação faz parte da programação do I Congresso de Educação do Sistema Fiema.
Criado em 2000 no Estado de São Paulo e ampliado a partir de
2006, mediante parceria do Instituto da Cidadania Brasil com a Confederação
Nacional da Industria, por iniciativa de seu Conselho Permanente de
Responsabilidade Social e operação pelo SESI, o prêmio alcançou 25 estados. Até
o ano de 2011, cinco mil cento e quarenta escolas de todo o Brasil estão participando , mobilizando e envolvendo mais de
seis milhões e meio de estudantes.
A
iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil junto com a CNI-SESI é apoiada nos
estados brasileiros pela Fundação Volkswagen e pelo CONSED
- Conselho de Secretários de Educação.
O prêmio visa, ainda, valorizar o papel do educador no processo
de formação do seu aluno como cidadão e estimular os estudantes a participar
ativamente dos projetos de sua escola preparando-os para a vida do país, pela
relevância da aprendizagem tida na convivência com as demandas sociais das
comunidades. Visa ainda motivá-lo a se tornar empreendedor e participar das
soluções que inicialmente sua comunidade demanda, mas também das de sua cidade,
estado e país. Os trabalhos foram avaliados por representantes do Instituto de
Cidadania Brasil.
Confira as escolas premiadas, por categoria:
Confira as escolas premiadas, por categoria:
Edição 82 - Prêmio Professores do Brasil-2012
Notícias do MEC
Mais informações acesse o site www.mec.gov.br ou portaldoprofessor.mec.gov.br
Professora implanta práticas sustentáveis em escola do MA
A má utilização dos recursos naturais, como o desperdício de água, o descarte incorreto do lixo e outros problemas verificados na Unidade de Educação Básica Zebina Eugênia Costa levaram a professora Helena Paula Menezes Oliveira a criar projeto para a implantação de práticas sustentáveis na escola. Integrada basicamente por pescadores e lavradores, a instituição, da rede municipal, está localizada na comunidade rural de Tibirizinho, em São Luís, Maranhão.
Helena leciona na escola há dez anos, sempre em turmas de quinto ano do ensino fundamental. Em 2012, com o Projeto Cuidar: Eu Cuido, Tu Cuidas, Nós Cuidamos, ela procurou sensibilizar a comunidade escolar sobre questões ambientais. Realizado de março a outubro, o projeto foi desenvolvido em três etapas: Cuidando da Água e dos Animais; Cuidando da Horta na Escola; Cuidando do Lixo na Escola.
“Havia um desperdício muito grande de água. Para sensibilizar os alunos e amenizar o problema foram desenvolvidas várias atividades, como confecção de placas e paródias de músicas”, explica a professora. Parceria firmada com uma empresa da região facilitou a criação de uma horta.
De acordo com Helena, a sala de aula chamava a atenção. “Era uma sala diferente”, relembra. Tantas atividades despertaram o interesse das demais professoras sobre o projeto. Em 2013, ele será estendido a toda a escola. “Com os projetos, os resultados são observados de imediato”, diz Helena. Segundo a professora, eles proporcionam, de fato, uma aprendizagem significativa para os alunos.
O projeto de Helena foi um dos vencedores da sexta edição do Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação, na categoria Ciências para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Para a diretora da escola, Maria Francisca de Araújo, a premiação é significativa. A aprendizagem tem melhorado e a autoestima cresce entre os 380 alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental e também entre os professores. (Fátima Schenini)
Confira o blog da UEB Zebina Eugênia Costa
Escola municipal é premiada por
resultado em concurso da CGU
6 de dezembro de 2010 às 19:26
A Unidade de Educação Básica Zebina Eugênia Costa foi premiada pelo
resultado obtido no 4º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria Geral da União
(CGU), em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (06), na sede da escola.
Esta foi a segunda de três premiações que a rede municipal de ensino receberá até
o final deste mês.
resultado obtido no 4º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria Geral da União
(CGU), em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (06), na sede da escola.
Esta foi a segunda de três premiações que a rede municipal de ensino receberá até
o final deste mês.
No evento, a secretária municipal de Educação, Sueli Tonial, foi representada
pela superintendente do Ensino Fundamental, Elisabete Maia, que declarou ser
de grande valia a participação dos alunos em concursos como o da Controladoria
Geral da União. “É muito importante porque incentiva a leitura e a produção textual,
bem como auxilia na formação ética dos alunos”, avaliou ao parabenizar a
unidade de ensino pela premiação.
pela superintendente do Ensino Fundamental, Elisabete Maia, que declarou ser
de grande valia a participação dos alunos em concursos como o da Controladoria
Geral da União. “É muito importante porque incentiva a leitura e a produção textual,
bem como auxilia na formação ética dos alunos”, avaliou ao parabenizar a
unidade de ensino pela premiação.
O concurso em que a U.E.B. Zebina Eugênia Costa foi premiada teve por
tema “Como Será o Futuro do Brasil com o Dinheiro Público Bem Aplicado?”
e é destinado a alunos dos ensinos Fundamental e Médio, incluindo Educação
de Jovens e Adultos das escolas públicas e privadas de todo o país. O principal
objetivo foi promover reflexão e debate sobre o tema no ambiente escolar,
despertando o interesse entre os estudantes.
25/01/2012 09:06:00
postado por: Postado por Sucena Shkrada Resk
I Encontro Nacional do Programa Educação
tema “Como Será o Futuro do Brasil com o Dinheiro Público Bem Aplicado?”
e é destinado a alunos dos ensinos Fundamental e Médio, incluindo Educação
de Jovens e Adultos das escolas públicas e privadas de todo o país. O principal
objetivo foi promover reflexão e debate sobre o tema no ambiente escolar,
despertando o interesse entre os estudantes.
25/01/2012 09:06:00

I Encontro Nacional do Programa Educação
No dia 7 de dezembro, foi realizado no auditório do Edifício MAPFRE, em
São Paulo, o I Encontro Nacional do Programa Educação Viária é Vital.
Na ocasião, foram apresentados os projetos vencedores de cada
município parceiro do Programa, além dos premiados em âmbito nacional.
São Paulo, o I Encontro Nacional do Programa Educação Viária é Vital.
Na ocasião, foram apresentados os projetos vencedores de cada
município parceiro do Programa, além dos premiados em âmbito nacional.
O encontro foi prestigiado pelos Secretários de Educação de Araraquara,
Orlando Mengatti Filho, e de Potim, José Francisco Bustamente Romain.
Em 1°lugar nacional ficou o projeto “Gentileza gera Gentileza: para que a
ética circule entre nós”, da Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira”
de Araraquara, São Paulo. Em 2° lugar ficou o projeto
“Circulando em Harmonia”, da UEB Zebina Eugênia Costa, de São Luis,
Maranhão, e em 3° lugar o projeto “Circulando pela Escola”,
da Escola Municipal José Fraron, de Pato Branco, Paraná.
Orlando Mengatti Filho, e de Potim, José Francisco Bustamente Romain.
Em 1°lugar nacional ficou o projeto “Gentileza gera Gentileza: para que a
ética circule entre nós”, da Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira”
de Araraquara, São Paulo. Em 2° lugar ficou o projeto
“Circulando em Harmonia”, da UEB Zebina Eugênia Costa, de São Luis,
Maranhão, e em 3° lugar o projeto “Circulando pela Escola”,
da Escola Municipal José Fraron, de Pato Branco, Paraná.
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